1_pmdb_1202.jpg.g

O PMDB de Minas Gerais, através do presidente estadual da sigla, Saraiva Felipe, esteve na manhã de domingo, 20 de outubro de 2013, no município de Varginha, com o objetivo de realizar o encontro regional das coordenadorias do PMDB de Varginha, Lavras, Poços de Caldas, Alfenas, São Lourenço e Pouso Alegre.

Prestigiaram o evento o ex-presidente do PMDB e ex-deputado Armando Costa, o ex-deputado Marcos Lima, o deputado estadual Leonídeo Bouças, os pré-candidatos à Câmara dos Deputados, Elder Abreu e Rodrigo Pacheco, a assessora do senador Clésio Andrade, Maria Eugênia, prefeitos, vereadores, presidentes de diretórios municipais e lideranças das cidades de Varginha, Cambuquira, Campanha, Pouso Alto, Três Corações, Itamonte, Três Pontas, Santana da Vargem, Conceição dos Ouros, Extrema, Ibituruna, Congonhal, Lavras, Paraguaçu, Pouso Alegre, São João da Mata, Senador José Bento, Conceição do Rio Verde e Cachoeira de Minas.

O presidente Saraiva Felipe iniciou a reunião ressaltando que o objetivo dos Encontros Regionais, realizados em todo o Estado, é fortalecer o PMDB nos municípios, ouvindo as bases e reestruturando os diretórios e comissões provisórias.

Sinalizou também que o PMDB nacional, através do presidente Valdir Raupp, exigiu que, até o fim do ano, sejam realizadas Convenções Municipais em, pelo menos, 600 municípios.

“Comissão provisória não vota em convenção estadual, portanto, organizem-se para a realização da convenção municipal para que sejam instituídos os diretórios municipais”.

O objetivo do PMDB de Minas Gerais, segundo o presidente, hoje, é que haja representatividade em todas as regiões do Estado.

Outro ponto levantado pelo presidente foi a questão da fidelidade por parte dos diretórios municipais para o próximo ano.

“Preocupada com a organização do PMDB em todo o território nacional, a cúpula do PMDB solicitou que, nas eleições de 2014, todos os diretórios do PMDB apoiem o candidato do Partido ao governo do Estado e, pelo menos, um candidato a deputado federal ou estadual da sigla e que o mesmo tenha, pelo menos, 20% dos votos no município. Caso isso não ocorra, o diretório será extinto”.

Ainda em relação às eleições do próximo ano, Saraiva falou da importância da candidatura própria ao governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a sigla e reestruturar o Estado de Minas Gerais e salientou que o nome colocado até o momento no PMDB como pré-candidato é o do senador Clésio Andrade.

Aproveitando o momento, Saraiva Felipe falou da importância da filiação de Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente da República, José Alencar, nos quadros políticos do PMDB de Minas.

O deputado estadual Leonídeo Bouças também declarou a respeito da importância da candidatura do PMDB ao Estado de Minas Gerais.

“O senador Clésio Andrade colocou seu nome à disposição do PMDB como pré-candidato ao governo do Estado desde o ano passado. Tem assumido um discurso de críticas aos problemas sofridos pelo Estado e se considera uma terceira via para a população de Minas. Agora, temos mais um grande feito do Partido no Estado, a filiação de Josué Gomes. Não sabemos ainda se ele vai ser nosso senador, se vai ser candidato para compor com o senador Clésio. Como ele mesmo declarou em Brasília no dia ingresso ao Partido, veio para ser tudo ou para ser nada, dependendo das necessidades do PMDB no próximo ano”.

Leonídeo foi enfático ao dizer aos presentes que os problemas relacionados aos diretórios municipais e comissões provisórias devem ser esclarecidos em reuniões como o encontro de Varginha.

“Nenhum partido consegue percorrer todo o Estado um ano antes das eleições estaduais. Nós somos um partido grande. Temos grandes bancadas de deputados e é isso que faz o PMDB ser o maior, interferindo, inclusive, no tempo de televisão e rádio destinados à sigla”.

Segundo Leonídeo, é importante também que o PMDB dê assistência aos diretórios municipais, no sentido de fortalecer as bases para a vitória no próximo ano. Pediu fidelidade por parte dos peemedebistas presentes e defendeu a ideia de que o partido tem de estar nas mãos daqueles que têm os mesmos ideais e que dão voto para a sigla, visando à conquista de mais cadeiras, tanto na Assembleia de Minas, quanto na Câmara dos Deputados.

Elder Abreu, pré-candidato como deputado federal pelo PMDB em 2104, contribuiu com a reunião sinalizando a importância de que a cúpula partidária e candidatos ao governo estadual e federal estejam presentes nas bases, ouvindo a militância peemedebistas nos 853 municípios mineiros.

Solicitou também aos presentes que se informem e conversem com os companheiros de seus municípios a respeito da vida do candidato que está procurando uma determinada região.

“É dessa maneira, família peemedebista, que conseguiremos excluir de nossos quadros, pessoas que não estejam comprometidas com os ideais partidários relacionados à melhoria da cidadania”.

Em sintonia com o discurso de Elder Abreu, o também pré-candidato, Rodrigo Pacheco, de Passos, ressaltou a importância do comprometimento das bases com a cúpula e vice-versa e discorreu a respeito da organização partidária.

De acordo com ele, é fundamental que o PMDB exerça um papel de comprometimento e união de via dupla para que o partido vença a importante batalha de 2014, com a eleição de um governador pela sigla e a maior bancada da história de Minas Gerais.

“Elegeremos deputados do Partido no próximo ano. Dependemos para isso do trabalho de cada diretório e de cada militante espalhado por todo o Estado. Esses deputados, deverão devolver às bases este apoio em 2016m quando haverão as eleições municipais.”

Durante a reunião, houve um grande diálogo com os diretórios presentes que, foram ouvidos e puderam sanar dúvidas e fazer observações para o crescimento das coordenadorias de Varginha, Lavras, Poços de Caldas, Alfenas, São Lourenço e Pouso Alegre.

Na próxima semana o PMDB está em Ponte Nova e Barbacena, realizando mais dois Encontros Regionais.

Assessoria de Comunicação PMDB-MG