BDMG

O prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva, e o deputado estadual Tadeu Martins Leite foram recebidos em Audiência pelo vice-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG – Luiz Guilherme Piva, e o diretor responsável pelo setor de cobranças da Instituição, Edismar Batista para discutir a renegociação das dívidas dos produtores da região e solicitar mais investimentos do Banco no Projeto Jaíba.

Na ocasião, ficou acertado que o BDMG negociará a inclusão destes produtores em uma campanha de renegociação de dívidas antigas que poderá reduzir o valor original em até 60 por cento. “Muitos tem conseguido saldar tudo, retomar o fôlego e a partir de então rediscutir a garantia . Liberada a garantia podemos partir para um próximo financiamento” , informou o vice-presidente do BDMG. A esta campanha de renegociação a instituição deu o nome de “Saldão”.

Na tentativa de buscar alternativas e entender quais as possibilidades de viabilizar as operações e financiamentos aos agricultores, o prefeito Reginaldo Silva explicou que devido as dificuldades de conseguir outros recursos e por estarem com seus territórios e bens imobilizados no financiamento com o BDMG, muitos produtores não conseguem outras linhas de crédito, pois não dispõem de seus bens como garantia.O Banco esta disposto a renegociar, seja trocando garantias ou através do “Saldão”, que terá duração até o dia o dia 29 de dezembro com pagamento à vista.

A campanha tem como base o saldo contábil, dependendo da data do crédito. Cada caso será avaliado individualmente. O banco possui outras normativas internas que possibilitam a renegociação em outros perfis. O vice-presidente do BDMG, Luiz Guilherme Piva, ressaltou que o banco está aberto a renegociação e a discussão de garantias para qualquer situação. Afirmou ainda ao prefeito e ao deputado que o Projeto Jaíba é uma área de prioridade para o banco.

O deputado Tadeu Martins Leite se comprometeu a reunir com Secretário de Agricultura, Pedro Leitão, para avaliar alternativas públicas e ações de governo para a região do Jaíba.