1_pmdb_898.jpg.g

Prefeito e secretário de saúde fazem visita surpresa à UPA São Pedro

Usuários e profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Pedro foram surpreendidos na noite de segunda-feira, 21, com a visita do prefeito Bruno Siqueira e do secretário de Saúde, José Laerte Barbosa. Dando continuidade à sua proposta de trabalho de verificar in loco as ações do poder público, o prefeito percorreu as instalações da unidade observando todo o fluxo de atendimento e as rotinas utilizadas para assistência ao paciente. Entre um corredor e outro, usuários passavam suas impressões sobre o tipo de atendimento prestado.

O prefeito Bruno Siqueira conversou e tirou dúvidas com funcionários de diversos setores. Visualizou o funcionamento do sistema da Central de Regulação de Vagas, que se baseia no programa SUS Fácil, do Ministério da Saúde, para reduzir e otimizar o tempo de espera por vagas de internação nas unidades hospitalares de referência. Segundo ele, o município precisa fazer, de forma competente a regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Vamos sempre trabalhar em conjunto com toda a equipe para garantir que o atendimento aos usuários se modifique a cada dia mais, oferecendo a qualidade tão desejada pela população.

O secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, considerou a visita satisfatória. “Não tínhamos denúncia contra o serviço prestado aqui. Viemos conhecer mais um pouco, ouvir a população usuária e, assim, garantir que os investimentos em atenção primária possam reforçar ainda mais nosso compromisso em garantir um atendimento de qualidade aos usuários.

Com 142 funcionários, a UPA presta assistência a moradores de 125 bairros de Juiz de Fora e de mais 20 cidades da região. A unidade conta com 15 leitos, sendo três de CTI e realiza sua rotina de atendimento se baseando no Protocolo de Classificação de Risco Manchester, que dá prioridade aos pacientes que apresentam sintomas de doenças graves. A proposta é garantir acolhimento humanizado e eficiente em uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades de Pronto Atendimento à Saúde (Uaps) e as portas de urgência hospitalares, onde, em conjunto, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

A UPA São Pedro é gerida pela Fundação de Apoio ao Hospital Universitário (FHU), entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, que tem papel de instituição de apoio e fomento ao Hospital Universitário da UFJF nas áreas de ensino, assistência e pesquisa. Na unidade funciona uma residência médica.

*Outras informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389.

SECRETARIA DE SAÚDE