1_pmdbminas_263.jpg.g

É um grande espaço. Tudo novinho e preparado para receber com mais conforto aqueles que precisarem dos serviços da nova Unidade de Atenção Primária à Saúde, do bairro Santos Dumont, em Pará de Minas. Há tempos, os moradores, do bairro mais populoso da cidade, reivindicavam uma unidade de saúde mais moderna, com mais médicos e profissionais, um espaço que além de alívio, trouxesse dignidade e humanização da saúde pública. Depois de pouco mais de um ano, a prefeitura entregou este espaço que foi inaugurado nessa quinta-feira, 20. “Esta unidade já era par ter sido inaugurada. Mas em uma visita, eu percebi alguns erros do projeto e tive que atrasar um pouco as obras. Quando a gente fala em atraso, sempre alguém não gosta. Mas, como gestor do dinheiro público, eu tenho que ficar atento a essas questões”.

Se tivéssemos inaugurado antes, com o erros que tinham no projeto, era bem provável que daqui a pouco tempo tivéssemos que fazer mais obras para consertá-los. E isso é gasto desnecessário do dinheiro público. Do jeito que foi feito, reparando o que era preciso, hoje nós entregamos esta unidade do jeito que tem que ser: bem preparada, equipada e com todas as condições de receber a população do Santos Dumont. A saúde é nossa prioridade. Em breve, estaremos inaugurando outras unidades e assim muita gente que procura o PA para casos simples, não precisará mais sair do seu bairro. Essas unidades têm toda condição de atender bem quem vive aqui.

Estamos muito felizes por entregar esta obra ao povo”, disse o Prefeito Antônio Júlio (PMDB), durante seu discurso de inauguração da UAPS. O prefeito ainda ressaltou o compromisso e o respeito que um administrador tem que ter com a população. “Eu quero parabenizar o ex-prefeito Zezé Porfírio(presente na ocasião) por ter iniciado esta obra. E um prefeito que assume o cargo tem obrigação de dar continuidade ao trabalho do outro, por que quem vai ser o maior beneficiado é o povo. Por isso fiz questão de concluir esta unidade de saúde que vai trazer alívio para muita gente”, completou. O evento contou também com a presença do deputado estadual Inácio Franco (PV).

A UAPS do Santos Dumont recebeu o nome de Jurandyr Vieira Leitão, em homenagem a um dos homens que mais cuidaram da saúde em Pará de Minas. Jurandyr desde cedo trabalhou na farmácia da família e fundou a rede de farmácias Cruzeiro. Foi exemplo de trabalho e dedicação ao ofício de farmacêutico. Sempre atendia aos pacientes em casa, em qualquer horário. A viúva de Juranyr Vieira Leitão, Maria de Lourdes de Faria Leitão, falou da homenagem ao marido. “Estou muito feliz e emocionada com esta homenagem ao Jurandyr. Quero agradecer ao prefeito Antônio Júlio e a todos que estão aqui nesta noite. Jurandyr dedicou mais de 30 anos de sua vida para trabalhar e cuidar de outras pessoas. Ele sempre dizia que era preciso atender e entender quem procurava por ajuda. Hoje, tenho certeza de que ele está sorrindo de felicidade por esta homenagem”, disse emocionada Maria de Lourdes.

As palavras da viúva do patrono da UAPS serviram de inspiração para o secretário municipal de Saúde Cléber de Faria Silva. ” Cuidar da saúde, estar à frente desta secretaria não é trabalho fácil. A saúde pública de qualidade, hoje, é uma demanda em todo o país. Já conseguimos muita coisa nos primeiros cinco meses de governo e vamos fazer ainda muito mais. Esta inauguração é só um dos exemplos. Vamos investir sempre numa saúde mais humana para todos, onde as pessoas não precisem mais ficar em filas esperando por atendimento, onde os pacientes tenham seus remédios na hora certa e quando precisarem. Meu trabalho é cuidar muito bem da saúde pública em Pará de Minas e assim dar mais dignidade a todos que procuram pelo serviço. Como disse, o desafio é grande, mas nós já estamos em um caminho promissor. E vou levar comigo hoje, as palavras da dona Maria de Lourdes que serão o lema da secretaria. Precisamos atender e entender os pacientes”, falou Cléber de Faria.

O vice-prefeito e secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldinho Cuíca (PSDB), também ressaltou a importância do trabalho da administração na área da saúde. “Existe aquele ditado né, que se temos saúde, o resto a gente corre atrás e consegue. E por isso que nós aceitamos o desafio de cuidar de Pará de Minas. Cuidar da cidade é cuidar de cada pessoa que vive nela e melhorar sempre a saúde pública é um das principais ações para isso. Estamos sempre atentos às necessidades da população. Eu, o Clebinho e o prefeito Antônio Júlio procuramos sempre pensar em projetos e medidas que valorizem as pessoas, os profissionais da área. Nós somos uma engrenagem, onde todas as peças tem que funcionar bem”, reforçou Geraldinho Cuíca.

O presidente da Câmara, Marcílio Sousa (PMDB), destacou o desafio que se tem para melhorar todo o sistema de saúde de Pará de Minas. “É um desafio constante e acredito que o prefeito Antônio Júlio e o secretário Cleber estão fazendo um grande trabalho. Tratando a saúde como prioridade”, disse.

A Unidade de Atenção Primária à Saúde do Santos Dumont, foi planejada para atender em média, 3 mil e 500 pessoas por mês. A nova UAPS contará com uma equipe do Programa Saúde da Família com médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, auxiliares administrativos, de enfermagem e de odontologia e agentes de saúde. Além disso, os moradores terão atendimento especial de orientação de grupos de educação à saúde e saúde do trabalhador. Um investimento de mais de 600 mil reais. Durante todo o ida de hoje a nova unidade estará aberta para visitação pública e na segunda-feira, 24, ela estará em pleno funcionamento.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Pará de Minas (PMDB-MG)