1_pmdb_1200.jpg.g

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Ivair Nogueira (PMDB), reuniu autoridades de Betim para um encontro com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, na última terça-feira (15/10), na sede do TJMG, onde foram discutidas a possibilidade de instalação de novas varas e a antecipação da construção do novo prédio do fórum da Comarca de Betim.
O presidente do TJMG apresentou as dificuldades do Judiciário em criar novas varas, mas se comprometeu empenhar esforços para antecipar as obras de construção do novo fórum, cujo terreno foi doado pelo prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa. Conforme o desembargador Joaquim Herculano, as obras estavam previstas para 2018, mas há possibilidade de antecipar a data. “Vamos pedir que a diretoria de engenharia faça uma análise e, se for o caso, mudamos o planejamento estratégico para ver se iniciamos as obras em 2015”, declarou. O deputado Ivair Nogueira ressaltou a importância da nova sede que, construída em um local mais adequado, trará mais comodidade aos que frequentam o fórum. “Betim necessita de um fórum que corresponda às demandas de uma grande cidade. E é por isso que agendamos esta reunião com o presidente do TJMG, que nos recebeu tão bem e que nos deu esperança em melhorar a estrutura do Judiciário betinense”, disse. “Saio satisfeito desta reunião, com a possibilidade de antecipar as obras do fórum em três anos”, disse o prefeito Carlaile Pedrosa.

No dia 5 de novembro, o desembargador Joaquim Herculano Rodrigues estará em Betim para participar da inauguração da Vara de Família da Comarca. A instalação desta vara é também uma conquista do deputado Ivair Nogueira, autor de emenda ao Projeto de Lei Complementar 26/2007, que alterou a organização e a divisão judiciária do Estado de Minas Gerais e que se transformou na Lei Complementar 105/2008. “A Vara de Família em Betim necessitava de recurso do judiciário para ser instalada, mas agora já é uma realidade”, disse o deputado. A instalação de novas varas, conforme o desembargador, segue critério objetivo de distribuição de processos, portanto, não há como prever novas instalações para a Comarca. “Há um critério rigoroso para as instalações, porque temos dificuldades financeiras para atender a todos”, explicou o presidente do TJMG. O deputado, porém, considerou positivo o resultado da reunião. “Vamos continuar lutando para a instalação de novas varas”, afirmou.

Também estiveram na reunião, o juiz diretor do Foro de Betim, Magid Nauef; o presidente da OAB Betim, Gilberto Marques; o conselheiro estadual da OAB, Oscar Diniz Rezende; o advogado Maurício Las Casas, o prefeito Carlaile Pedrosa; o deputado estadual Rômulo Veneroso; o deputado federal Diego Andrade e o procurador-geral adjunto de Betim, Bruno Cipriano.

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Ivair Nogueira (PMDB-MG)