Thiago Cota (deputado estadual PMDB/MG)

Thiago Cota (deputado estadual PMDB/MG)

O deputado estadual Thiago Cota apresentou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei n° 3594/2016 que pretende instituir a semana de orientação vocacional aos alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Minas Gerais, na segunda semana de setembro, tendo em vista que este mês, via de regra, antecede a prova do ENEM.

Segundo Thiago Cota, o referido projeto de lei tem como objetivo, durante a semana de orientação vocacional e profissional, auxiliar os alunos a definirem com mais segurança qual o curso seguir e consequentemente a escolha da profissão, com o oferecimento de palestras e oficinas.

“O momento da definição profissional é gerador de muitas incertezas na vida dos jovens estudantes do Ensino Médio. Afinal, eles se deparam com uma fase da vida onde são obrigados a decidir o que querem para o futuro. Por isso, a escola tem um papel fundamental neste momento, uma orientação vocacional bem ministrada por profissionais ajudará muito os alunos. Ademais, as escolas da rede pública, diferente das escolas particulares, não têm adotado a prática de orientação vocacional como uma questão fundamental e primordial na vida desses jovens, afirmou o deputado.”

O Projeto de Lei foi recebido pelo Presidente da Assembleia e distribuído para a Comissão de Constituição e Justiça e para a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG.