23-08 Projeto pretende revitalizar Estrada Real

Transformar o trecho da Estrada Real situado entre Ouro Preto e Ouro Branco, na região central do estado, em um modelo para atrair turistas e preservar história. Este é o objetivo de um projeto endossado pelo deputado Thiago Cota (PMDB).

Nesta terça-feira (22), o parlamentar se reuniu, na Assembleia Legislativa, com o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos e de Ouro Preto, Júlio Pimenta, para tratar do projeto que pretende transformar o trecho entre as cidades em modelo de urbanismo para a Estrada Real.

Entre as principais ideias para o trecho estão, segundo o parlamentar, a construção de pontos de paradas próximos às ruínas históricas, quiosques para descanso e lazer dos viajantes, ciclovias e estacionamentos para o conforto e a segurança de quem quiser aproveitar a paisagem e as cachoeiras de Ouro Preto e da Serra do Ouro Branco. “A proposta conta com o nosso apoio e o apoio do governo do estado. Estamos iniciando todas as tratativas para colocarmos este grandioso projeto turístico em prática”, disse Thiago Cota.

A Estrada Real é uma das maiores rotas turísticas brasileiras. São mais de 1.630 quilômetros de extensão que percorrem Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua história surge no século XVII, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas das regiões cortadas pelos antigos caminhos do ouro.