1_pmdb_1001.jpg.g

Um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Montes Claros, através de recursos de uma emenda parlamentar do deputado Tadeu Martins Leite está disponibilizando 3.880 vagas em oficinas e cursos gratuitos para a população de todas as regiões da cidade. Os interessados em conquistar uma oportunidade de emprego ou se tornar um pequeno empreendedor podem se inscrever nos cursos de Corte e Costura, Cabeleireiro, Artesanato, Manicure, Peças íntimas, Artes em Crochê, Arranjos Florais, Biscuit, Pintura em Tecido, Biscoitos Caseiros e Tortas Salgadas, Hip Hop, Salgados, Orientação Vocacional, Atendimento ao Público e Juventude e Coleta Seletiva. Além de serem gratuitos, os cursos também fornecem o material utilizado pelos alunos.

“Este é um dos projetos que mais me orgulho, porque pode inclusive transformar a vida das pessoas, já que mais de 80 por cento dos alunos que fazem os cursos ou encontram trabalho ou se tornam empreendedores”, comemora do deputado Tadeuzinho. Em dezembro do ano passado, na primeira etapa do projeto, 700 alunos se formaram nas oficinas, e muitos já estavam trabalhando antes mesmo de receber o diploma. O projeto, que tem como objetivo facilitar o acesso da população, principalmente carente, ao mercado de trabalho, atende diferentes regiões da cidade, inclusive a zona rural.

Para permitir que os interessados se inscrevam e também possam fazer os cursos e oficinas perto de casa, os locais de inscrição foram espelhados pela cidade. Já podem ser feitas feitas no Setor de Geração de Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Avenida Cula Mangabeira, 555 – em frente ao Hospital Universitário Clemente de Faria), e semana que vem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Delfino Magalhães, Santos Reis, São Judas, Major Prates e Maracarã, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI) Nosso Lar (Rua Marcos Plínio Ribeiro, 202 – São Judas) e São Judas (Rua Padre Vieira, 447 – São Judas), Grupo Social Porfírio de Souza (Rua Santiago Piacenza, 59 – Vila Ipiranga), Paróquia São Sebastião (Rua Francisco David, 98 – Vila Guilhermina) e Escola Municipal Celestino Pereira Salgado (Rua 19, 150 – Jardim Primavera).

Algumas oficinas já começaram em alguns locais, mas as inscrições seguem abertas até o próximo dia 5 de abril. É necessário levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família. Os cursos acontecem até o mês de outubro. Presidentes de associações de bairros que possuem CRAS ou espaço adequado e que tenham interesse em receber as oficinas devem procurar a coordenação do Setor de Geração de Emprego e Renda para solicitação.

Estão abertas vagas para: Artes em Crochê (com carga de 64 horas/aula); Arranjos Florais (40 h/a); Biscuit (20 h/a); Pintura em Tecido (64 h/a); Biscoitos Caseiros e Tortas Salgadas (48 h/a); Hip Hop (64 h/a); e Peças Íntimas (64 h/a), cada um com 200 vagas distribuídas em 10 turmas.

Para a oficina de Salgados, com 48 horas/aula, são 20 turmas e um total de 400 vagas. Igual número para a oficina de Artesanato, que tem carga horária de 64 h/a. O maior número de oportunidades é para o curso de Manicure (64 h/a). São 600 vagas divididas em 30 turmas. E ainda para a oficina de Orientação Vocacional (16 h/a).

Há também vagas abertas para os cursos de Atendimento ao Público (40 h/a), sendo 20 turmas e um total de 160 alunos; Juventude e Coleta Seletiva (40 h/a), com 80 vagas; além de Corte e Costura e Cabeleireiro, estes dois últimos com 200 horas/aula e 120 vagas distribuídas em 8 turmas.

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Tadeu Martins Leite (PMDB-MG)