WhatsApp Image 2017-10-23 at 12.09.17

No seu primeiro mandato, o deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, foi eleito um dos 10 melhores deputados do país. O mineiro recebeu o “Prêmio Congresso em Foco”, que contempla os políticos mais éticos, responsáveis e atuantes. Só concorrem ao prêmio políticos que não respondem a inquéritos ou ações criminais na Justiça. A escolha foi feita por um júri especializado, formado por jornalistas e analistas políticos. A premiação foi realizada, na última quinta-feira (19), no Unique Palace, em Brasília.

A premiação, que está em sua décima edição, foi criada para homenagear os melhores congressistas do país e destacar que políticos não são todos iguais. Segundo o fundador Congresso em Foco, o jornalista Sylvio Costa, o prêmio procura ressaltar a necessidade de valorizar os bons exemplos para melhorar a qualidade de um Parlamento tão pródigo em produzir vexames. “Precisamos reagir contra a desqualificação da política e dos políticos. Porque pior mesmo é o ceticismo que nos oprime e nos imobiliza, nos impedindo de perceber a diferença entre pessoas dedicadas e competentes e bandidos que andam com o broche de parlamentar na lapela”, afirma.

Na escolha dos premiados, os jurados se basearam em critérios como assiduidade em sessões deliberativas, participação nos debates do Parlamento, desempenho de propostas legislativas, capacidade de articulação política e compromissos no combate à corrupção, no desperdício de recursos públicos, na defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável. “Ser escolhido um dos melhores deputados pelo Congresso em Foco é uma alegria, uma honra e um aviso. Uma alegria, porque o trabalho do deputado, quando bem feito, melhora a vida de muita gente, mas dificilmente vira notícia. Uma honra, porque foi uma escolha de jurados que prestam seu melhor serviço não quando fazem elogios, mas quando não poupam críticas ao que está errado. E um aviso, porque junto com todo prêmio devia vir um recado: agora a gente espera ainda mais de você. Por isso, agradeço e digo aos mineiros que podem contar comigo”, diz o deputado Rodrigo Pacheco.