1_pmdb_1230.jpg.g

O deputado federal Saraiva Felipe esteve, na tarde do dia 13 de dezembro, em audiência com o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, Marcone Jamilson Freitas Estive, o prefeito de Três Marias, Vicente Resende, a secretária de educação, Thais Castelo Branco, o técnico da CODEVASF, Cleber, e o coordenador de educação, José Antônio.

Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de levar cursos superiores da Universidade Federal de Ouro Preto para o município.

Saraiva foi um dos responsáveis pela implantação do curso de medicina na UFOP e se diz preparado para interferir, junto ao Ministério da Educação, para que a população tri mariense seja atendida.

“Três Marias, hoje, possui cerca de 400 jovens que viajam diariamente para estudar em outras cidades devido à deficiência no que diz respeito à graduação superior e a educação foi uma das bandeiras levantadas pelo prefeito Vicente Resende durante as eleições municipais do ano passado”.

Três Marias é o maior produtor de zinco do País e tem grande potencial de pesca. De acordo com o deputado, é necessário que haja mão de obra para o laboratório de tecnologia e cursos de ciência aplicada que ajudem a qualificar a prestação de serviço e a aquecer a economia local.

Saraiva ressaltou que a implantação dos cursos tem o apoio do Ministério da Pesca, da prefeitura municipal, da Câmara dos Deputados e do ministro Fernando Pimentel.

O reitor Marcone Jamilson se dispôs a, nos dias 7 e 8 de fevereiro, fazer uma visita em loco, com uma equipe que avaliará o ambiente escolhido para sediar o campus. Se favorável, será criada uma comissão que articulará a criação de cursos de pós-graduação, que são, segundo ele, o ponto inicial para que todo o processo de implementação comece a ser realizado. Feito isto, o projeto será submetido ao MEC.