1_pmdb_1245.jpg.g

Nesta sexta, 7 de fevereiro de 2014, o deputado federal Saraiva Felipe esteve junto com o prefeito de Três Marias, Vicente Resende, recebendo a comitiva de reitores e professores da UFOP e a coordenadora da UAB, Universidade Aberta do Brasil, que visitaram o município, aventando a possibilidade de instalarem o curso na área de aquacultura e piscicultura na cidade, dada a estrutura oferecida pela CODEVASF em parceria com o Instituto Chico Mendes, Votorantim Metais, Emater, Gerdau e Cemig.

Segundo o deputado, este é o primeiro contato e há uma grande chance de que Três Marias seja uma referência, não apenas no turismo, mas na educação, no aspecto para o qual o município é vocacionado, na questão da apicultura, da engenharia de água e criação de peixes.

“Falta mão de obra de nível superior e técnico para trabalhar a questão da aquicultura na região. Creio que será uma parceria de sucesso. Os gastos são todos de órgãos federais e a estrutura está toda aqui: a CODEVASF e o espaço físico para a instalação da extensão da UFOP”.

Após a visita à represa de Três Marias, às instalações da CODEVASF e ao Votorantim, o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, Marcone Jamilson, ressaltou suas perspectivas a respeito das parcerias com o município e a UFOP.

“Fiquei impressionado com as instalações da CODEVASF, com laboratórios de ponta, com recursos que nem nós, da Universidade, possuímos. O trabalho apresentado pela Votorantim é admirável. Sua preocupação ambiental e apoio têm ajudado o desenvolvimento local com dois milhões de reais nos últimos três anos. Não posso deixar de citar a Gerdau, que já é uma grande parceira de longa data, e o Instituto Chico Mendes, que também se mostrou extremamente receptivo quanto à UFOP e está nos permitindo novas visitas técnicas. Vejo uma confluência bastante positiva e fatores que levam a um “casamento feliz” entre a Universidade Federal de Ouro Preto, a Prefeitura de Três Marias e parceiros, com benefícios a toda a população. Mas não basta a parte técnica. É fundamental a existência da vontade política e eu agradeço muito a ajuda do deputado federal Saraiva Felipe pelo seu empenho em Três Marias neste momento, como fez em Ouro Preto, na implantação do curso de medicina na UFOP”.

Na oportunidade, foi entregue ao prefeito Vicente Resende as orientações básicas sobre polos da Universidade Aberta do Brasil, onde estão especificadas as providências que o município deve tomar para a sua instalação.