Solenidade de lançamento na Cidade Administrativa contou com a presença de índios pataxós e do secretário de Estado Angelo Oswaldo (PMDB)

Solenidade de lançamento na Cidade Administrativa contou com a presença de índios pataxós e do secretário de Estado Angelo Oswaldo (PMDB)

Para o Governo de Minas Gerais, as expressões culturais – em suas mais diversas raízes – têm espaço demarcado na identidade mineira. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Cultura lançou, nesta terça-feira (08/09), o Edital de Premiação das Festas Tradicionais Das Comunidades Indígenas Ou Grupos Tribais. Os servidores da Cidade Administrativa assistiram a uma apresentação que valoriza as manifestações culturais dos primeiros habitantes do Brasil: Awê Pataxó. Uma feira com artesanatos indígenas movimenta também movimentou a Centro de Convivência da CA.

Serão R$ 195 mil em recursos para premiar festas tradicionais indígenas, num processo desburocratizado e democrático. Neste edital, os benefícios serão distribuídos levando em consideração os povos indígenas aldeados, localizados nas diferentes regiões de Minas. As inscrições estão abertas de 09 de setembro a 09 de outubro de 2015.

Lembrando da dívida histórica do Estado no atendimento aos direitos e valorização das comunidades indígenas, em todas as suas etnias, o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo (PMDB), destacou, durante o lançamento, a importância da cultura para os povos indígenas. “Acreditamos que pela força e energia da cultura, povos indígenas, como os Pataxós, podem resgatar seus valores e ganhar a cada dia mais o devido e legítimo lugar. Este edital é apenas o início do nosso trabalho em prol a esses, que trouxeram independência e identidade ao nosso país”, disse Angelo Oswaldo.