Secretaria da Mulher da Unale lança Plano de Ação para 2016 e 2017.

Discutir a saúde da mulher, ações de prevenção e combate ao câncer de mama, combate à violência doméstica, e empoderamento da mulher. Estas são algumas das ações previstas no Plano de Ação da Secretaria da Mulher da Unale – União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais. Lançado na
última segunda-feira (11), na sede do órgão em Brasília, o Plano prevê ações para a gestão 2016/2017. Na ocasião, a presidente da Secretaria, deputada Celise Laviola (PMDB), apresentou propostas às demais Secretarias da Unale e sugeriu a realização de ações conjuntas para potencializar os resultados. “É fundamental que as secretarias se comuniquem e promovam eventos integrados para que o resultado alcançado seja potencializado”, disse.

Uma das propostas da Secretaria é discutir, em conjunto com a Secretaria de Segurança da Unale, estratégias para diminuir os índices de violência registrados contra as mulheres no Brasil. Segundo dados do Balanço da Secretaria de Políticas para as Mulheres, divulgado no ano passado, somente em 2015 foram registradas 63.090 ocorrências de violências contra as mulheres. Celise Laviola alertou sobre a necessidade de debater o tema. “A fim de discutir estratégias para diminuir índices como esse, propusemos ações conjuntas com a Secretaria de Segurança Pública da Unale. Desta maneira, podemos intensificar o combate à violência doméstica”, afirmou.

A parlamentar sugeriu também a realização de eventos em parceria com a Secretaria Especial da Saúde da Unale. “No mês de setembro, nos prepararamos para o lançamento da campanha “Outubro Rosa”. Nossa intenção é alertar para a importância de conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de mama”, alertou. Segundo Celise, os números de casos de câncer de mama no Brasil são preocupantes. “Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a cada ano são registrados 57 mil novos casos da doença no Brasil”, contou.

Também estão previstas discussões em torno do empoderamento da mulher e do fortalecimento do Poder Legislativo. O Plano de Ação da Secretaria da Mulher da Unale é um instrumento que visa o desenvolvimento dos trabalhos relacionados à Secretaria e voltados para o benefício da população feminina no Brasil.

A Secretaria da Mulher é o órgão de congregação das legisladoras estaduais dirigido por uma representante de cada região do Brasil. Sua função é elaborar e apresentar aos demais órgãos da Unale propostas sobre assuntos de interesses da mulher, da família, e outros que sejam relacionados.