Na semana de comemoração ao dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde, recebeu no dia 05 de março a Unidade Móvel para Prevenção do Câncer do Hospital Pio XII da cidade de Barretos-SP, que realiza exames preventivos para detecção precoce de Câncer de Colo de Útero,
Próstata e Pele.

Foram realizados 113 atendimentos, sendo 43 exames de Papanicolau, 40 exames de Próstata e 30 exames de Pele. No atendimento de Dermatologia,foram realizadas 7 micro cirurgias e 3 pacientes foram encaminhados para Cirurgia Plástica do Hospital Pio XII.

O atendimento foi realizado num esforço conjunto do Hospital Pio XII com toda a equipe de Atenção Básica a Saúde do município e obteve grande alcance na comunidade O Câncer é hoje uma doença que acomete milhões de pessoas em todo o mundo.

A detecção precoce garante que sejam maiores as chances de cura, e a qualidade de vida do paciente.

• Siga estes passos para prevenir o Câncer!

>> Tenha uma alimentação saudável! Consuma frutas, legumes e cereais integrais, que contem vitaminas, fibras e outros componentes importantes. E não se esqueça de beber água e sucos naturais!

>> Pratique atividade física regular! A prática de Atividade Física reforça o sistema de defesa do organismo.

>> Pare de Fumar! O cigarro é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e está relacionado a outros tipos de câncer. O fumante passivo também sofre risco de sofrer de câncer.

>> Evite Exposição Solar nos horários entre 10 e 16 hs! A exposição solar nos horários corretos é indispensável para o organismo, mas nos horários mais quentes do dia provoca câncer de pele,envelhecimento e manchas na pele.

>> Consuma álcool com moderação! O consumo abusivo de bebidas alcoólicas pode causar dependência e outros problemas de saúde, como cirrose, infarto e câncer, entre outras.

>> Tenha uma boa higiene! A limpeza do corpo evita o ataque de germes e bactérias, que podem causar infecções capazes de desencadear o câncer.

>> Faça exames preventivos! A detecção precoce garante maior chance de cura. Procure uma Unidade de Saúde e faça acompanhamentos periódicos para se prevenir.

>> Viva bem! O stress é um dos fatores que desencadeiam o câncer. Incorpore atividades de lazer e descanso a sua rotina.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde