_MG_0189

O dia 06 de fevereiro, de 2017 foi um dia histórico para a segurança pública de Sete Lagoas e região. Nesta data foi instalada oficialmente a 19ª Região Integrada de Segurança Pública e tomou posse do primeiro Comandante, o Coronel PM Charles Generoso Baracho.

Sete Lagoas tem agora efetivamente o comando das ações das Polícias Militar e Civil para o combate ao crime, além de não ser mais subordinada à cidade de Curvelo. Com isso, passa a ser a cidade polo de planejamento estratégico, permitindo mais operacionalidade, mais eficiência, mais resultados positivos no combate à criminalidade. Sem contar que passa a ter a padronização de atendimento entre os sistemas socioeducativo e prisional. O objetivo é proporcionar o máximo de segurança possível a população local.

A 19ª Região Integrada de Segurança Pública é necessária para melhorar a segurança pública de Sete Lagoas e mais 15 cidades situadas em seu entorno: Santana de Pirapama, Cordisburgo, Paraopeba, Araçaí, Jequitibá, Baldim, Caetanópolis, Funilândia, Inhaúma, Cachoeira da Prata, Fortuna de Minas, Prudente de Morais, Matozinhos, Capim Branco e Pedro Leopoldo.

A instalação dos comandos das polícias militar e civil em Sete Lagoas é uma luta antiga do Deputado Douglas Melo que tem como uma de suas bandeiras melhorar a segurança pública na região. O parlamentar também conseguiu outros benefícios para o município e cidades vizinhas como por exemplo a construção do prédio da 14ª Companhia de Missões Especiais no bairro Nova Cidade, no valor de 600 mil reais (as obras já estão andamento). Dez viaturas para o 25º Batalhão da Polícia Militar e quatro para a Polícia Civil, quatro pajeros para 14ª Companhia de Missões Especiais, a instalação do Laboratório Toxicológico no valor de 30 mil reais na Delegacia de Polícia Civil de Sete Lagoas. Recurso para a adequação e reforma do prédio onde atualmente funciona o IML de Sete Lagoas, além de uma unidade de resgate para a 3ª Cia do Corpo de Bombeiros de Sete Lagoas, no valor de R$133.500,00.

Além das conquistas mencionadas, o Deputado Douglas Melo conseguiu junto ao governo do estado a permanência de 108 soldados discentes do curso de formação de soldados. Eles participaram das ações da Operação Natalina e, em abril, estarão definitivamente nas ruas. O departamento de investigadores da Polícia Civil também foi contemplado com conquistas do parlamentar que, solicitou a nomeação e destinação de 16 investigadores para atuarem na Delegacia da cidade. Cordisburgo, Baldim, Santana de Pirapama e Paraopeba também receberam veículos para auxiliar na segurança pública dos municípios.

“Os investimentos feitos nos dois últimos anos, foram os mais significativos para Sete Lagoas e região nos últimos 20 anos”, comemorou o deputado Douglas Melo. Para o parlamentar, os moradores de Sete Lagoas e cidades vizinhas certamente terão dias mais tranquilos no que diz respeito a segurança pública.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade. Entre elas, o Comandante Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes; o Sub Comandante Geral da PMMG, Coronel André Leão; o Primeiro Comandante da 19ª RISP – Região Integrada de Segurança Pública, Coronel PM Charles Generoso Baracho; o Prefeito de Sete Lagoas, Leone Maciel; o Deputado Douglas Melo (PMDB); a delegada da Polícia Civil de Sete Lagoas, Mariza Andrade e demais autoridades civis, parlamentares e militares da cidade e região.