1_pmdbminas_262.jpg.g

Foi realizada, no dia 13 de junho, na Câmara dos Deputados, a reunião da Comissão Provisória do PMDB Afro Nacional que teve como objetivo traçar e debater os rumos do núcleo para os próximos dois anos.
Estiveram presentes o presidente do PMDB Nacional, Senador Valdir Raupp, o deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS), o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), o deputado federal Junior Coimbra (TO), a 2ª vice-presidente do PMDB Mulher Nacional, deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) o coordenador de Núcleos do PMDB, Sandro Salazar, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus e ex-prefeito de Ouro Preto, Angelo Osvaldo, o assessor da Pastoral Afro da CNBB e Consultor do Conselho do Diálogo Interreligioso do Vaticano Pe. Jurandyr Araujo, o primeiro presidente da Fundação Cultural Palmares, Carlos Moura, dentre outras lideranças.

De acordo com o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, sua gestão tem trabalhado para fortalecer o partido de uma forma geral, em todo o país e, segundo ele, os núcleos partidários são responsáveis pela renovação da mensagem peemedebista junto à população.

“O PMDB Afro é um núcleo de apoio. Soma-se aos demais núcleos na luta pela interlocução com a sociedade, dentro da proposta de levar as ideias peemedebistas aos mais distantes lugares do Brasil”

Vanderlei Lourenco (PMDB-MG), presidirá a Comissão Provisória até a eleição do núcleo, programada para novembro deste ano.

De acordo com ele, seu principal objetivo é organizar o PMDB Afro, em nível nacional, criando uma agenda de trabalho para que os estados se envolvam em prol do fortalecimento do núcleo.

“Decidimos pela elaboração de um Plano de Trabalho contendo o Planejamento Estratégico que delineará as áreas de atuação do núcleo, a redação do Regimento Interno e o Congresso do PMDB Afro, que será durante a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, no dia 08 de novembro”.

Durante a reunião, foi aprovado também o calendário de atividades que serão realizadas até novembro, que contempla a criação de novos núcleos regionais nos Estados onde ainda não estão constituídos. Foram indicados os responsáveis dos grupos de trabalho que viabilizarão esses núcleos: Mara Ribeiro (RJ) no Sudeste, Nestor Neto (BA) no Nordeste, Elis Mara Santos e Maria da Penha (RO) no Norte, Clóvis André (RS) no Sul e Edd Wilson (MT) na região Centro Oeste.

A comissão provisória inicialmente constituída foi ampliada acolhendo os representantes do Rio de Janeiro, Mara Ribeiro e do Rio Grande do Sul, Clóvis André.

A próxima reunião do PMDB Afro Nacional será realizada no mês de agosto, consolidando o texto final do plano de trabalho do núcleo.

PMDB-MG